Estes passáros brindam a natureza com diversas mutações que produzem resultados incríveis, mas a calopsita azul consegue se destacar. Conheça mais sobre ela!
As calopsitas, assim como as cacatuas, agapornes e papagaios, são aves muito admiradas pela beleza, pela inteligência e a variedade de espécies que surgem em mutações genéticas na natureza ou criadouros. A calopsita azul é um dos melhores exemplos.

CALOPSITA de A a Z

GUIA DA CALOPSITA

MANUAL CALOPSITA
A origem da calopsita azul é o norte da Austrália, por isso vivem em regiões áridas, muito diferente das calopsitas que criamos no Brasil. Portanto, as chances de que surjam caturras azuis no Brasil são muito pequenas.
Para isso, seria preciso que ocorresse, no país, o cruzamento de calopsitas com exemplares da espécie australiana, o que é quase improvável.
Em seu habitat, as calopsitas azuis se alimentam no solo, reproduzem com facilidade e não estão ameaçadas de extinção. Porém, o governo australiano proibiu a captura, o comércio e a exportação da ave para evitar uma retirada em massa do ambiente natural dela.
A caturra azul é a menor espécie de calopsita conhecida e só foi descoberta no final dos anos 1700.
Quer saber mais sobre essa ave exótica? Continue lendo nosso artigo com informações sobre a calopsita azul!
O que vamos ver nesse artigo:
- A calopsita azul é encantadora como as demais espécies!
- É possível ouvir uma calopsita azul cantando?
- Curiosidade na alimentação de calopsita azul em casa
- Existe calopsita azul à venda no Brasil?
- Onde podemos encontrar calopsita rosa?
A calopsita azul é encantadora como as demais espécies!
As diferenças entre a caturra azul e as espécies que conhecemos aqui no Brasil – a calopsita amarela, a calopsita branca e tantas outras – param nos hábitos de vida e no canto dela.
Para quem ainda pode usufruir da companhia dessa espécie – infelizmente nenhum brasileiro – a ave apresenta o mesmo comportamento gentil, receptivo e amigável, além de ser extremamente inteligente e ativa.
Ou seja, nem o ambiente mais hostil em que vive prejudica a capacidade de adaptação dela ao convívio com os humanos.
Até mesmo o estado de humor dela pode ser visto na posição da crista da calopsita, como as demais:
- Se as penas estiverem deitadas de cabeça para baixo, é sinal de que a ave está estressada ou com medo;
- As penas eriçadas significam que a calopsita azul está excitada ou curiosa;
- As penas relaxadas mostram que a ave está tranquila.
É possível ouvir uma calopsita azul cantando?
Com certeza, sim!
Mas na Austrália, obviamente. Além disso, o canto da calopsita azul é bem mais baixo que das espécies tropicais.
Especialistas entendem que isso acontece porque ela vive em ambientes muito amplos, sem espaços de esconderijo e o canto alto acabaria atraindo predadores, diferentemente das caturras nas florestas, matas e no conforto das casas.
Um detalhe no canto da calopsita azul é comum nas outras espécies: a fêmea canta menos, é mais silenciosa que o macho.
A coloração azul ocorre através de uma mutação genética cujo resultado é uma ave com grande quantidade de melanina, provocando a cor especial. Essa mutação também pode criar a calopsita marrom, igualmente rara.
Assim como acontece nas outras mutações, a coloração rara não interfere na saúde da ave, na capacidade dela de adquirir e aprimorar as suas habilidades, no temperamento e no comportamento.
Curiosidade na alimentação de calopsita azul em casa
Um dado curioso sobre a calopsita azul é que, pelas características do habitat, ela forrageia o solo à procura de alimento. Em um ambiente doméstico, ela mantém o comportamento.
Por esse motivo, quem monta gaiola para calopsita azul, forra o chão dela com serragem e coloca guloseimas esfareladas e painço para que a ave de estimação se exercite procurando. Isso não elimina os comedouros suspensos, porque ela certamente vai chegar neles um dia!
Existe calopsita azul à venda no Brasil?
Certamente, não!
Essa espécie de calopsita, além de não ser originada no país e sim da Austrália, atualmente a exportação daquele país está proibida para que a população local seja preservada e evitar o comércio predatório que vem dizimando várias espécies de aves como a caturra azul.
Dessa forma, não é possível comprar calopsita azul de forma regulamentada.
Se você encontrar calopsitas azuis no Brasil, desconfie: o criador ou loja deve apresentar a documentação que permite que ele possa criar e reproduzir a espécie.
Existem relatos de aves com as características da calopsita azul, porém nunca se confirmam e infelizmente costumam ser exemplares com pontas de asas pintadas, o que é uma forma cruel de tratar o animal, além de enganar as pessoas.
Qual o calopsita azul valor para compra?
Devido à extrema raridade dessa ave no Brasil, não há uma ideia clara sobre a calopsita azul preço que seria cobrado na venda dela.
Em uma pesquisa profunda na internet, você poderá verificar que as maiores redes de pet shop e e-commerce de venda de aves não possuem a caturra azul disponível.
Onde podemos encontrar calopsita rosa?
Não há registros na ornitologia (a ciência que investiga, estuda e catalogo as espécies de aves existentes no mundo) de calopsitas de coloração rosa, mesmo que apenas parcial – cabeça, asas, pontas das asas, peito.
Muitas imagens já correram as redes sociais a respeito de supostas caturras rosas, mas o que encontramos é a cacatua galah branca e rosa, originada da Austrália, extremamente rara fora daquele país e pode custar em torno de 20 mil reais!
Outra espécie que não há registros de criação por mutação é a calopsita preta.
Na verdade, alguns relatos eram de aves com uma cor cinza profunda, chegando ao chumbo e que poderia ser dada como preta conforme a iluminação dos lugares ou de fotos.
É importante ressaltar que podem existir exemplares muito raros de calopsitas negras ou caturras rosadas, mas onde as cores não são predominantes – são partes do corpo – e fruto de falhas genéticas individuais que não se reproduzem continuamente.
Gostou de conhecer um pouco sobre essa variação fantástica que é a calopsita azul?
Esperamos que esse artigo tenha ajudado a admirar mais essas aves de estimação que fazem a alegria de um número cada vez maior de casas em todo o mundo com tanto colorido, alegria e companheirismo!