Dentre as várias espécies de caturras existentes, a calopsita de cabeça branca é a mais conhecida e traz uma série de mutações interessantes. Vamos falar sobre essa bela ave!
A calopsita branca é apenas uma das muitas mutações pelas quais essa simpática ave passou ao longo dos tempos. As variações de cores e padrões costumam confundir até quem já conhece e convive com a calopsita.
Isso também ajuda a confundir com as cacatuas, que são primas maiores das caturras (como as calopsitas também são conhecidas).
Alguns fatos não costumam variar entre as espécies de calopsita: o peso entre 90 e 110 gramas (um aumento ou redução abaixo dos limites é indicativo urgente de falhas na alimentação) e um comprimento de 30cm da cauda até o bico.
Costumam viver de 12 a 15 anos, mas bem cuidadas, chegam facilmente aos 25 anos!
Mas você está interessado nessa espécie de caturra tão bela e quer saber mais sobre ela?
Vamos falar mais sobre a calopsita cara branca para que você tenha informação que vai ajudar na sua relação com essa ave tão especial!
O que vamos ver nesse artigo:
- Calopsita branca e amarela? A calopsita cabeça branca é bem diferente!
- Como podemos diferenciar a calopsita branca fêmea do macho?
- Como cuidar da calopsita branca filhote?
- Qual é o calopsita cara branca preço?
Calopsita branca e amarela? A calopsita cabeça branca é bem diferente!
Se você está acostumado com a imagem das calopsitas com a cor amarela no corpo e as simpáticas bochechas alaranjadas, vai se surpreender com a caturra branca, pois ela não tem essas características!
A calopsita branca é uma mutação que resulta do cruzamento de espécies e da predominância de genes neste processo.
Muitas pessoas tentam diferenciar os gêneros da ave pela cor cinza que é mais presente na fêmea. Porém, existem calopsitas de cara branca com outras cores. A única coisa em comum é a ausência dos pigmentos amarelos e alaranjados.
Vamos mostrar as mutações mais conhecidas:
Calopsita branca e cinza
É a espécie mais tradicional. Ela possui a cabeça branca, o corpo cinza claro, as asas e a cauda na cor cinza escura. Não possui tons de amarelo e nem as bochechas alaranjadas.
Essa descrição é válida para fêmeas e machos e fêmeas, com a diferença que as fêmeas possuem a cabeça também acinzentada, como o corpo, e pequenos detalhes em branco nas pontas das asas.
Calopsita cara branca arlequim pérola
Essa é um resultado do cruzamento da caturra cara branca tradicional com a caturra arlequim pérola. O resultado é uma ave onde os machos nascem com marcas pérolas mas perdem aos 6 meses e se parecerão com a calopsita branca e cinza e as fêmeas nasce, e têm marcas pérolas.
Calopsita cara branca arlequim lutino
Essa é uma fusão muito peculiar e com resultados muito variados da caturra arlequim lutino com a calopsita cara branca. A mutação:
- Elimina todos os sinais amarelos e laranjas que existem na calopsita lutino;
- Remove todo o cinza da calopsita branca;
- Cria uma calopsita albina (ou quase) com manchas da espécie arlequim nas asas.
Como podemos diferenciar a calopsita branca fêmea do macho?
Essa é uma pergunta sempre recorrente das pessoas que querem criar calopsitas em casa, seja em gaiolas ou viveiros de calopsitas, porque é uma ave que se reproduz com rapidez, mesmo longe da natureza.
Nas áreas urbanas e imóveis cada vez menores, devemos ter cuidado para não reunir macho e fêmea e depois se ver com o problema de espaço, custos e estresse com várias aves.
Mas como saber se a calopsita branca grande é macho ou fêmea?
Os orgãos genitais da calopsita fêmea ou macho não são visíveis, se localizam internamente. Dessa forma, é preciso buscar outras diferenças, porém elas não são claras.
Normalmente, se resumem à cor da cabeça e detalhes nas pontas das asas, mas existem as variações de calopsita branca e isso pode prejudicar a análise;
Por segurança portanto, o ideal é levar a um veterinário para que ele faça o exame de palpação das regiões onde ficam os orgãos genitais internamente e afirma com certeza o sexo da caturra.
Esse exame é válido caso você esteja acolhendo calopsita em adoção e o abrigo não saiba informar o sexo da ave ou um casal (que não precisa ser fêmea e macho) chega à sua casa por acaso.
Por outro lado, os próprios vendedores e criadores devem atestar essa informação.
Como cuidar da calopsita branca filhote?
As calopsitas adultas cuidam integralmente dos filhos assim que nascem. Se você foi surpreendido pelo nascimento de filhotes da calopsita branca na sua casa, basta seguir a mesma rotina e as aves saberão lidar.
Mas se você pegou um filhote de calopsita branca para cuidar – órfão ou abandonado, por exemplo – use uma papinha específica, que é vendida nas pet shops.
Veja no artigo sobre ração de calopsita o passo a passo para alimentar filhote de calopsita!
Sobre a identificação física, os recém-nascidos já possuem as características das aves adultas.
Qual é o calopsita cara branca preço?
Os preços de calopsitas variam muito de acordo com as espécies, a oferta que existe para elas no mercado e o fato de serem as formas mais puras (como a calopsita cara branca) ou as mutações (como a caturra arlequim lutino).
Podemos dizer, por exemplo, que o calopsita branco valor está em torno de 200 reais, quando falamos de uma ave adulta. Já uma calopsita albina pode custar 400 reais, em média.
A oferta de várias espécies em grandes criadouros para o comércio pode alterar bastante os preços que são praticados. Por outro lado, é preciso ter certeza de que os vendedores estão oferecendo as espécies reais.
Muitas pessoas ainda desconhecem os detalhes (às vezes sutis) que marcam cada espécie e cada mutação. Por exemplo, outras aves que são oferecidas como calopsita branca e azul!
As dicas aqui são simples: reputação e muita pesquisa.
- Antes de buscar por uma calopsita branca e cinza ou uma mutação, estude bastante sobre a criação dela – alimentação, repouso, atividades, temperamento, possíveis doenças;
- Procure recomendações de locais de venda de calopsitas com amigos e familiares;
- Pesquise em sites oficiais de clubes de pássaros e associações de criadores;
- Visite o local onde a calopsita cara branca vive e veja as condições, isso pode determinar que a ave esteja sofrendo de desnutrição ou estresse.
Encontrou uma calopsita desnutrida ou com um temperamento anormal? Pode ser a chance de proporcionar um lar equilibrado e acolhedor que ela merece, crescendo com saúde, desenvolvendo as suas potencialidades e se tornando uma companheira leal por anos!
Gostou de conhecer um pouco sobre as calopsitas brancas e suas variações? Esperamos que essas dicas ajudem você a fazer a escolha que mais agrade a sua vida e também ajude a dar à calopsita uma oportunidade de viver contente e fazer você feliz!